fbpx
Learning Coaching
curso de coaching online - learning coaching - ederson menezes - ferramentas de coaching
projeto de vida competências socioemocionais protagonismo juvenil e coaching educacional ederson menezes

Veja o que vamos aprender

PROJETO DE VIDA E COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Uma perspectiva do coaching educacional sobre projeto de vida e competências socioemocionais de jovens.

 

SOBRE PROJETO DE VIDA

Portanto, o mundo mudou e está mudando de forma rápida e intensa. São muitas as considerações a se fazer.

No entanto, o foco aqui é sobre a necessidade dos profissionais passarem a ser cobrados acerca de seu protagonismo de carreira e os estudantes acerca de protagonismo junvenil e projeto de vida com ênfase em competências socioemocionais.

Em poucas palavras, a inteligência artificial, evolução tecnológica e processos de automação, destituem a cada dia a necessidade de muitas “obrigações” técnicas.

E assim, a tônica na formação humana volta a receber atenção a partir de um viés mais “humano”.

Na verdade, toda esta realidade, manifestou que ainda não sabemos ao certo o que é ser humano.

Por fim, diante deste desafio está a exigência de que jovens possam cada vez mais cedo trabalhar seu projeto de vida, conhecerem-se melhor e articularem-se de forma diferenciada no mundo.

 

| INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE |
| Vídeos Gratuitos Para Seu Desenvolvimento |
😉 CLIQUE AQUI >>>>

DESAFIOS DO PROCESSO NO CONTEXTO ESCOLAR

Portanto, com pais que dispensam pouco tempo para educar, mudança intensa em processos e práticas pedagógicas, surge o desafio de motivar jovens a construir seu projeto de vida.

“Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se  de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade (BNCC).”

Um desafio necessário, mas ainda assim um grande desafio.

Além do desafio de conscientizar, motivar e capacitar o jovem na construção de seu projeto de vida, está a conscientização, motivação e capacitação dos professores que irão prestar todo o suporte.

Evidentemente, que se nem adultos conseguem gerir com habilidade seus projetos de vida, não dá para esperar demasiadamente dos jovens.

No entanto, é sim algo importante e vai trazer um crescimento necessário para os dias de hoje.

Além do aporte técnico no desenvolvimento de um projeto de vida, está também a competência e sensibilidade de orientação para questões socioemocionais que somente agora recebem atenção adequada.

Por fim, o desafio permanece na dedicação para formação do jovem autônomo, solidário e competente.

Dentre as competências, pesam as expectativas sobre as socioemocionais.

E, neste sentido, como em qualquer processo de vida, está o reconhecimento da realidade, a construção de uma expectativa futura e o exercício diário de praticas pedagógicas integradas.

Isso significa construir desde as bases da inteligência emocional e social à cultura escolar.

competências socioemocionais - projeto de vida - coaching educacional - ederson menezes

Promover: empatia, felicidade, autoestima, ética, paciência, autoconhecimento, confiança, responsabilidade, autonomia, criatividade, …

 

COMO O COACHING EDUCACIONAL PODE AJUDAR?

O coaching, reconhecido como metodologia(s) de desenvolvimento pessoal e profissional pode ser de grande ajuda neste momento.

Especialmente, o coaching educacional, cuja proposta já está alinhada com os desafios educacionais.

Este, será um instrumento significativo em trazer recursos que ajudam na elaboração de projetos de vida e auxílio no desenvolvimento das competências socioemocionais.

Além disso, o coaching em sua versatilidade trabalha com grande ênfase exatamente estes processos de planejamento e desenvolvimento de competências.

Possivelmente, esta seja a resposta mais significativa neste primeiro momento para os desafios propostos.

Na prática, isso significa dar uma formação mínima em coaching para equipes diretivas e de coordenação e planejamento escolar, além é claro, para professores.

Tendo em vista que estes últimos mencionados, precisarão aplicar princípios e técnicas específicas, exatamente com vistas a potencializar os resultados desejados nesta iniciativa.

Afinal, SEM o desenvolvimento das competências nos professores para planejar e dar suporte, SOBRA apenas a linda proposta e o desespero de exigências sem condição de efetividade.

É exatamente por reconhecer a importância da proposta, mas também os desafios dela que a Learning Coaching se insere como parceira das instituições educacionais.

E, neste sentido, nos colocamos a disposição para efetivar treinamentos de coaching educacional na modalidade presencial e on-line, tendo em vista auxiliar no sucesso e promover a alegria de ver resultados concretos.

Em uma linguagem comum: “É a praia do coaching conduzir pessoas dos seus sonhos à concretização deles, promover a autonomia, solidariedade e competências”.

Por fim, cabe reconhecer que toda esta iniciativa e processo está transpassado pela necessária capacitação dos atores educacionais.

Estes precisam referenciar esta realidade e ainda articular-se com competência e consciência.

E ainda, não pode ser apenas uma ação isolada, mas a implementação de uma cultura escolar a ser vivenciada rotineiramente.

 

Um grande abraço,

Ederson Menezes

CLIQUE AQUI
coaching educacional online para professores ead - ederson menezes

Tags: | | | | |

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


  1. Muito bem. O desafio são as competências sócioemocionais. Precisamos trazer aos nossos jovens como viver e controlar suas emoções.

    • Sim Clenice! É sem dúvida um grande desafio. Por isso, transpassado pela necessária capacitação dos atores educacionais que precisam referenciar esta realidade e ainda articular-se com competência e consciência. Sem nos esquecermos, que não pode ser apenas uma ação isolada, mas a implementação de uma cultura escolar a ser vivenciada rotineiramente. Sem isso, o desafio permanece desafio, penso eu…. abraço!

error: O conteúdo está protegido !!